Encontrar o portátil certo para si

Right Laptop For You

Encontre o portátil certo para si ao seguir o nosso guia de compra de portáteis com comparações escrito para todos. Com tantas escolhas em termos de portáteis, pode ser um pouco cansativo tentar organizar tudo.

Encontrar o Portátil Certo para Si

Escolher o portátil certo para si irá depender imensamente sobre aquilo que precisa num portátil, bem como as suas preferências pessoais. Por exemplo, se o seu objetivo primária de um portátil são os negócios, não irá necessitar da potência de um portátil de jogos.

Os preços dos portáteis variam grandemente, dependendo das características oferecidas e a potência da máquina. As menos caras começam nos 200€, enquanto que as mais potentes chegam aos 1.500€.

Aqui tem um guia simples para o ajudar a escolher o portátil certo para si.

Plataforma Mac, Windows, ou Chrome OS

Cada plataforma tem os seus prós e contras próprios, mas pode ser difícil escolher para aqueles que se sentem menos familiarizados com os diferentes sistemas operativos.

Aqui tem uma introdução para cada um:

  • Chrome OS. Normalmente, este é encontrado em portáteis mais leves e mais baratos, incluindo o HP Chromebook 14. É a plataforma mais simples e segura disponível atualmente, apesar de ser um pouco limitado, pois continua a ser um navegador principalmente com muitas poucas aplicações offline. Se está apenas à procura de um dispositivo para aceder e navegar através de sítios, ver o seu email, conversar, e aceder a redes sociais, esta seria a escolha ideal.
  • Windows 8.1. Mais em conta do que Macs, este novo SO está construído para suportar uma experiência amigável ao toque e de ecrã inteiro. No entanto, se está mais acostumado com o interface Windows antigo, pode usar o modo de ambiente de trabalho se preferir. Os PCs da Windows oferecem mais escolhas de software do que os seus competidores da Apple.
  • Apple OS X Yosemite. Isto seria um sistema operativo fácil de navegar encontrado nos Macbook Air e Pro da Apple. Apesar de ser mais limitado em termos de personalização do software e ser mais caro no geral, é normalmente acompanhado por melhor design industrial.

Opções do Tamanho do Portátil

O tamanho do seu portátil de sonho irá depender na portabilidade e utilidade que precisa. Os portáteis estão divididos pelos seus tamanhos de ecrã.

Os portáteis mais pequenos são mais fáceis de se levar devido ao baixo peso, mas difíceis de se usar por causa do tamanho mais curto e fraco poder de processamento. O ecrã mais pequeno também irá diminuir a sua experiência se estiver |à procura de entretenimento visual.

Apesar dos portáteis maiores terem grande potência, potência essa necessária para jogar jogos mais exigentes e mantendo uma produtividade alta de uma estação de trabalho, precisam de muita energia e são difíceis de deslocar.

Os sistemas mais finos e leves normalmente possuem ecrãs de 11 a 12 polegadas e pesam entre 1 a 1,5 quilos. Os maiores sistemas estão entre as 17 a 18 polegadas e pesam mais de 3 quilos. Considere a frequência com que vai usar o seu portátil entre locais e a quantidade de energia que precisa de ter.

Opções de Touchpad e Teclado do Portátil

Tenha a certeza de que tem o teclado e o touchpad em mente para decidir qual é o melhor para si. O teclado pode providenciar excelente sensação tátil sem ter as teclas dispostas de forma difícil.

Se conseguir, tente verificar se o touchpad é de operação fácil. Brinque com o portátil que lhe interessa e leia avaliações para saber se possui excelente ergonomia.

A Apple e Lenovo são reconhecidas por touchpads e teclados de alto desempenho, com a Dell e HP muito perto.

Compare Laptop Specifications to fine tune your investment

As especificações do seu portátil irão determinar aquilo que ele pode ou não fazer. Certifique-se de que compra um portátil capaz de lidar com as tarefas que precisa, ao mesmo tempo que poupa dinheiro ao evitar portáteis que oferecem mais do que necessita. Veja estes parâmetros:

  • CPU. As escolhas mais baratas não conseguem lidar com ações de maior produtividade ou de entretenimento de mídia, mas são excelentes para navegar pela Internet. Se o desempenho é algo a ter em conta, tenha pelo menos o Intel Core M para sistemas mais finos e um Core i3 / AMD Série A para outros portáteis mais generalistas. Os de alto desempenho requerem, pelo menos, um Core i7, de preferência quad-core.
  • RAM. A Memória ou RAM precisa de pelo menos 4GB, nunca menos. Tente apontar para 6 – 8 GB se favorece ações multitarefas, e 16GB se for um jogador ou utilizador intensivo.
  • Disco Rígido. Experimente comprar um disco mais rápido do que um maior. 320GB deve ser mais do que suficiente para lhe durar, apesar dos maiores não custarem muito mais.
  • Solid State Drive (SSDs). Apesar destes custarem mais do que os discos rígidos normais e ainda oferecerem menos espaço, podem melhorar significativamente o desempenho.
  • Ecrã. Se tiver essa opção, vá sempre para a melhor resolução possível, após considerar as outras especificações, para ter os melhores gráficos.
  • Placa Gráfica. Uma placa gráfica integrada será adequada para as tarefas mais básicas. No entanto, se for um jogador, os processadores da AMD ou Nvidia irão oferecer um melhor desempenho para jogos mais exigentes.

Uma ferramenta útil que encontrámos foi esta laptop tabela de comparação, que apesar de estar um pouco desatualizada, pode ainda ser útil.

Tags: , , , , , ,
0